O Magalu divulgou os resultados do Q1/2023 na última segunda-feira (15/maio) e com eles veio um dado muito explorado em seu release: as vendas do seu marketplace, pela primeira vez na sua história, foi maior do que as vendas das lojas físicas.
As vendas totais da empresa atingiram R$ 15,5 bilhões, o que representou um crescimento de 10% vs Q1/2022. O e-commerce representa 73% do total do faturamento e as vendas do seu marketplace representaram 28% do total da companhia.
A empresa reporta ter em seu portfólio cerca de 281 mil sellers ativos no site, tendo acrescido em Q1/2023 21 mil novos sellers. A quantidade de ofertas (1P+3P) no site atingiu 100 milhões de SKUs.
Mesmo apresentando grande evolução nas vendas, o formato conseguiu ampliar de forma significativa sua rentabilidade, aumentando em 39% as receitas de comissão e reduzindo custos logísticos sendo mais eficiente em sua malha e revendo a política de frete.
O Magalu revelou que divide seus sellers em 3 categorias: “Grande Sellers” que contribuem com melhorias para a rentabilidade no canal e que são parceiros em campanhas e geração de tráfego; “Sellers Médios” que são foco de crescimento e que operam no modelo de fullfilment multicanal; “Sellers Pequenos e Hiperlocais” que são parceiros focados em contribuir com diversificação regional e de categorias.
Do ponto de vista de omnicanalidade, o marketplace parece desempenhar um papel importante para a empresa. O report cita que 70 mil sellers utilizam as lojas como agências (lojas onde os sellers podem deixar os pedidos para que o Magalu faça a última etapa da entrega), sendo que o número de agências alcançou 577 lojas.
Os resultados trazidos pelo Magalu mostram como uma operação de marketplace IN pode ajudar a melhorar o desempenho de volume de vendas de uma operação e como também pode ser integrada às lojas físicas trazendo omnicanalidade para os consumidores.
Todo o release detalha de maneira muito rica sua operação de marketplace, o que contribui bastante para o ecossistema de e-commerce. Você pode acessar todo o material através dos links abaixos:
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