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Trade Marketing Online: um guia rápido para as indústrias

Foto do escritor: Equipe BuildEquipe Build

Trade Marketing Online Guia

 

Nos últimos meses, o Retail Media se tornou um dos temas mais abordados no contexto de Digital Commerce, Mídia e Marketing como um todo. Principalmente porque permite que as indústrias promovam diretamente seus produtos aos consumidores finais dentro das plataformas dos varejistas.


Porém, uma disciplina que vem dentro do contexto de Retail Media e que as indústrias precisam gerenciar é o Trade Marketing Online.


Antes de iniciar as suas campanhas de Retail Media é de suma importância analisar se os seus produtos que serão foco da campanha estão disponíveis para venda na plataforma, se os preços estão aderentes ao que deveria ser praticado, se o conteúdo está atrativo e respeitando os guides das marcas. Todos esses pontos são gerenciados na rotina de Trade Marketing Online.

 


  1. O que é o Trade Marketing Online?


Trade Marketing Digital é uma extensão do trade marketing tradicional adaptada ao ambiente digital. Ele se refere às estratégias e ações de marketing desenvolvidas em parceria com varejistas para promover produtos no e-commerce, otimizando a experiência de compra online e com foco em impulsionar as vendas. Essa abordagem considera os diferentes pontos de contato digitais entre o consumidor, a marca e os canais de venda.


 

  1. Quais são as principais frentes?


Podemos dividir em 3 principais frentes do Trade Marketing Online:

 

Disponibilidade e Sortimento


As indústrias costumam ter propostas de sortimento ideal (muitas vezes chamado de Loja Perfeita) para cada tipo de loja que atua. É necessário garantir que todos os e-commerces que a indústria planeja ativar tenha um sortimento esperado para estar ativo naquela loja, respeitando o perfil de público da plataforma e estratégia da sua marca.


Garantir que o produto esteja disponível e com estoque é fundamental para que as ações de venda não sejam comprometidas.

 

Preço


Outro fator importante para se monitorar são os preços dos seus produtos praticados nesses e-commerces. Assim como o sortimento, usualmente as indústrias tem ranges de preços que precisam ser seguidos nos varejistas.


Esses ranges, além de tratar da competitividade dos produtos no mercado, também levam em conta questões como posicionamento do produto/marca, margem, entre outros.


As indústrias precisam acompanhar se os varejistas estão praticando os preços corretos de seus produtos em suas lojas, já que isso pode trazer prejuízo para a imagem de sua marca. Isso é especialmente complexo no e-commerce, onde muitos varejistas e marketplaces gerenciam os preços através de algoritmos e sistemas de precificação automática.

 

Conteúdo


O conteúdo é o ponto de contato direto com o consumidor, influenciando a decisão de compra e a percepção da marca. As indústrias investem no desenvolvimento de conteúdo como imagens, vídeos, textos e conteúdos especiais para que os consumidores tenham todas as informações necessárias na hora de fazer a compra. Monitorar os comentários e reviews de produtos também é de extrema relevância.


Porém, muitas vezes todo esse conteúdo desenvolvido não é publicado pelos varejistas e acaba se perdendo. Visto que o conteúdo impacta diretamente na taxa de conversão e no SEO dos produtos dentro dos varejistas, é importante que a indústria acompanhe se estes conteúdos estejam sendo corretamente aplicados às páginas de produtos.


 

  1. Quais os principais indicadores?

 

Para o gerenciamento do Trade Marketing Online alguns indicadores são especialmente importantes para ser monitorados. A BUILD elencou os 6 mais importantes que a sua indústria precisa monitorar:

 

  • Conteúdo: percentual de produtos com imagens, títulos e descrições corretas (com base nas que você definir como ideal);


  • Preço Médio: valor médio pelo qual os produtos estão sendo vendidos, considerando possíveis descontos ou promoções;


  • Ruptura (Out of Stock Rate): frequência com que os produtos estão indisponíveis nos canais digitais, impactando as vendas;


  • Share of Search (Participação na Busca): percentual de vezes que os produtos da marca aparecem entre os resultados em comparação com os concorrentes nas buscas de palavras-chave relevantes;


  • Avaliação do Produto: nota média e número de avaliações recebidas pelos produtos, que impactam diretamente a credibilidade da marca;


  • Sell-Out: receita total dos produtos vendidos ao consumidor final por meio dos canais dos varejistas.

 

 

 

  1. Como mensurar?


Embora os Marketplaces ofereçam dashboards que disponibilizam algumas dessas informações para as indústrias e sellers, para acompanhar com detalhamento tanto nos varejistas como nos Marketplaces é necessário a contratação de ferramentas que oferecem o acompanhamento desses indicadores. Algumas delas são:

 

  • Lett Digital: Pertencente à Neogrid, oferece soluções para garantir que o mix de produtos esteja correto, além de monitorar disponibilidade, preço, promoções, conteúdo e avaliações dos consumidores;


  • WebPrice: Focada no monitoramento de marketplaces, auxilia no acompanhamento de preços e ofertas, garantindo que as estratégias de precificação estejam alinhadas com o mercado.


     

Conclusão


O Retail Media indica ser uma onda definitiva no cenário do e-commerce. Investir em visibilidade nos seus produtos em e-commerces será cada vez mais rotineiro para as indústrias de todos os segmentos.


Porém, antes de ativar as campanhas é importante garantir que os produtos estejam disponíveis, com o preço certo e com fotos, título e descrição correta para ajudar o consumidor no momento do fechamento do pedido.


Gerenciar os principais indicadores mencionados no artigo é vital para que sua marca tenha o necessário para poder performar de maneira eficiente nos varejistas digitais.

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