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As 5 Tendências de Retail Media para 2025, segundo a NRF

Foto do escritor: Equipe BuildEquipe Build

Tendências Retail Media 2025
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Como já era esperado, um dos temas mais discutidos na NRF 2025, maior evento do varejo do mundo que acontece anualmente em Nova Iorque (EUA), foi o Retail Media.


Especialistas do mundo todo, incluindo John Furner (CEO do Walmart), Doug Herrington (CEO da Amazon Stores) e Artemis Patrick (CEO da Sephora) discutiram em diversos painéis sobre as tendências que movimentarão o cenário de Retail Media.


A BUILD lista quais dessas tendências foram discutidas e analisa cada uma delas:

 


1.       Integração da Inteligência Artificial


A IA está revolucionando as operações de varejo, desde a otimização da cadeia de suprimentos até a personalização da experiência do cliente. No contexto das Retail Media Networls (RMNs), a IA aprimora a segmentação de audiência, o planejamento de campanhas e a otimização em tempo real, permitindo estratégias mais precisas e eficientes.


Segundo Paulo Thiago Camello, CEO da BUILD, “além de ajudar nos ganhos de eficiência, a IA também terá um papel importante na personalização dos anúncios em escala”.

 


2.       Expansão das Retail Media Networks


As RMNs tornaram-se um pilar essencial nas estratégias de varejo moderno, principalmente no e-commerce. Além das grandes plataformas como Amazon Ads e Mercado Ads (Mercado Livre), observou-se um crescimento de redes menores e especializadas que utilizam first-party data para oferecer oportunidades publicitárias mais precisas, muitas vezes superando as redes maiores em termos de proposta de valor.


Nas últimas semanas, noticiou-se sobre a compra da NewTail, importante ferramenta de Retail Media do mercado brasileiro pela VTEX, o que mostra como os grandes players enxergam essa frente como uma importante fonte de receita para o ecossistema de Digital Commerce.


 

3.       Demanda por Transparência e Insights em Tempo Real


Há uma crescente exigência por parte de varejistas e marcas por transparência e dados acionáveis. Insights em tempo real sobre ROI, ROAS e performance tornaram-se essenciais, com ferramentas de relatórios e otimização de campanhas em tempo real sendo altamente valorizadas.


Para Paulo Thiago Camello, “conforme o Retail Media expande sua fatia entre os investimentos em publicidade digital, cresce a demanda por evolução das plataformas para que os anunciantes possam reportar e otimizar as campanhas, assim como fazem nas verticais como search, social media e outros”.

 

 

4.       Personalização da Experiência In-Store


Os varejistas estão utilizando dados first-party, telas digitais e áudio em loja para criar experiências personalizadas que aumentam o reconhecimento da marca e tornam as compras mais envolventes.


Essa abordagem não tem apenas foco em gerar encantamento dos clientes, mas também impulsiona resultados mensuráveis, como aumento nas vendas (através de melhorias nas taxas de conversão) e fidelização.


 

5.       Convergência Digital e Físico


A integração entre as lojas físicas e o Digital começa a ganhar mais forma no ecossistema de Retail Media. Soluções buscam transformar as lojas físicas em espaços inteligentes através do uso de dados provenientes de IA e computer vision que captam e interpretam o comportamento dos consumidores dentro da loja.


A combinação desses dados com histórico de compras, vai permitir a criação de campanhas cada vez mais customizadas.



Conclusão


O tema Retail Media segue em ebulição no Brasil e no mundo todo, varejistas investem em suas RMNs e as marcas cada vez aportam mais investimento nesse formato, tanto em campanhas de awareness e performance.


Os varejistas e ferramentas de RMN precisarão estar constantemente se atualizando para atender às necessidades dos anunciantes, em um contexto que ainda não dominam tanto: gerenciar uma plataforma de anúncios.


Se o seu e-commerce quer desenvolver sua Retail Media Network ou se sua marca precisa de ajuda para construir uma estratégia para operar nessa frente, entre em contato com o time da BUILD.

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