top of page

Principais Insights do Congresso E-commerce Alimentos e Bebidas

  • Foto do escritor: Equipe Build
    Equipe Build
  • há 2 dias
  • 3 min de leitura

Congresso E-commerce Alimentos e Bebidas
Fórum Alimentos & Bebidas. Fonte: Divulgação E-commerce Brasil


Aconteceu ontem (29/abril) em São Paulo o Congresso Alimentos e Bebidas promovido pela equipe do E-commerce Brasil. O encontro reuniu diversas lideranças do varejo alimentar, indústrias de FMCG, soluções e envolvidos no setor.


Dos muitos setores da indústria, o de Alimentos e Bebidas é um que vem evoluindo rapidamente e ganhando maturidade no ecossistema de e-commerce. Os consumidores, que já tinham costume de comprar essas categorias no digital, adotaram ainda mais o costume de se abastecer através de plataformas online durante a pandemia. Isso fez com que as indústrias que ainda não tinham estratégias no Digital, entrassem de vez para esse canal, com o intuito de atender a esse consumidor.


Além dos varejistas e aplicativos de delivery, os Marketplaces também passaram a olhar para esse segmento como uma grande oportunidade, motivados principalmente pela recorrência que essas categorias trazem, algo que famílias de produtos como Eletrônicos, Móveis, Moda e outros, não trazem.


A equipe da BUILD esteve presente no evento e traz os 3 principais assuntos debatidos nos painéis que aconteceram durante o dia inteiro:


1) Retail Media como forma de se conectar com o consumidor


As indústrias de FMCG investem muito em campanhas de marketing, tanto em ações de awareness (lançamento de produtos, posicionamento de marca) e também em conversão (promoções, aceleração de vendas digitais). Durante o evento, marcas e plataformas mostraram cases e estratégias de como tem usado as ferramentas de Retail Media para comunicar diretamente com os consumidores em um momento de extrema relevãncia para a jornada de compra.


Em um dos painéis, o iFood, por exemplo mostrou como o ecossistema de Retail Media do aplicativo colaborou em uma campanha de marketing da Heineken na ocasião do lançamento da série documental Senna, da Netflix. Veja mais detalhes do case clicando aqui. Cases como esse, mostram que o Retail Media pode colaborar com as marcas em campanhas de todas as etapas do funil, principalmente quando se trata de categorias de compra de impulso.



2) B2B: indústria digitalizando suas vendas


Em outro grande painel, lideranças da Bees (plataforma digital B2B da Ambev) e do Compra Agora compartilharam um pouco da visão desse ecossistema B2B para as indústrias. O e-commerce B2B cresce acelerado no Brasil, cada vez mais indústrias usam plataformas digitais para abastecer pontos de venda, gerando eficiência na distribuição.


A Bees, que pertence a Ambev e que já comercializa itens de indústrias parceiras em sua operação, detalhou como adapta sua plataforma para cada tipo de cliente (pensando em porte, região e afins). A operação que já foi expandida para além do Brasil digitalizou 100% da força de vendas de Ambev, que agora conta com muito mais agilidade e dados, além de gerar, inclusive, receitas incrementais.


O Compra Agora, operação que iniciou dentro da Unilever e que já realizou seu spin-off, foi a plataforma pioneira a explorar a oportunidade dos Marketplaces B2B. Com um modelo que faz com que a estratégia de atuação seja das marcas parceiras, porém operando através de distribuidores para abastecer os PDVs. No painel, Thaise Hagge, Managing Director do Compra Agora, contou como a plataforma tem proximidade com os PDVs, entendendo de suas principais dores como falta de acesso a crédito, equipes enxutas e desconhecimento de finanças corporativas, e oferecendo ferramentas que auxiliem no dia-a-dia desses mercados.



3) Varejo: as transformações para atender essa nova dinâmica


Praticamente todos os varejistas alimentares que nasceram nas lojas físicas já possuem e-commerces para vender também no digital. Porém, com a ascensão de Markpletaces (que passaram a olhar para as categorias de FMCG) e o crescimento rápido dos aplicativos de delivery nas categorias de Mercado, esses varejistas acabaram perdendo o protagonismo.


Em alguns painéis, varejistas mostraram como vem se adaptando para elevar suas plataformas para competir com players como Amazon, Mercado Livre, iFood e outros.


Em um dos keynotes, Victor Maglio, Diretor de E-commerce do Grupo Pão de Açúcar, detalhou a jornada da empresa em como implementar, em um player que nasceu no físico, uma cultura digital. O executivo mostrou como o GPA vem usando IA em sua plataforma digital em diversas frentes, como por exemplo, no enriquecimento de cadastro de produtos.



Conclusão


O setor de Alimentos e Bebidas cresce e ganha relevância no digital, a categoria que foi uma das últimas a focar no e-commerce, agora acelera através de diversos canais como Marketplaces, Varejistas e aplicativos de delivery, tanto na esfera B2C como no B2B.


As indústrias vêm ganhando maturidade digital para lidar com temas relativamente novos como e-commerce B2B, Retail Media, etc. Enquanto que os varejistas buscam evoluir suas experiências de compra, focando em uso de IA, omnicanalidade e transformando suas culturas para se adaptar a esse cenário digital.

  • Instagram
  • LinkedIn

Avenida Paulista, 1636
Cerqueira César, São Paulo - SP
CEP 01310-200

BUILD | 2023
Todos os direitos reservados.

Obrigado(a)

Build Consultoria em Tecnologia e Publicidade LTDA | CNPJ 49.834.472/0001-39
bottom of page