Com mais de 470 lojas físicas nos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Bahia e Mato Grosso do Sul, as Lojas Zema se destacam como uma das principais redes varejistas de eletrodomésticos e produtos para o lar do Brasil.
A varejista faz parte do Grupo Zema, fundado em 1923 em Araxá-MG e que possui empreendimentos em diversos setores como Concessionárias, Financeira, Seguros, Consórcios, Moda e Imóveis.
Com presença digital desde 2019 (quando colocou seu e-commerce no ar), em 2023 a empresa quis aproveitar da maturidade da sua operação e viu a oportunidade de lançar sua plataforma de Marketplace IN.
Para isso, buscou a ajuda da BUILD para construir uma estratégia de crescimento do seu Marketplace. De lá pra cá, a Zema tem crescido exponencialmente os resultados da sua plataforma, aumentando o GMV e gerando novas receitas para sua a operação.
Todos os meses a operação vem quebrando novos recordes e trazendo marcos significativos como:
Crescimento do GMV do Marketplace: 5 vezes, na comparação YTD de 2024 vs YTD 2023;
O ticket médio do Marketplace IN cresceu 54% na comparação YTD;
Os pedidos cresceram 9 vezes no YTD;
Sellers: já são 25 parceiros ativos como Madesa, Candide, Esplanada, Caemmum e muitos outros;
SKUs: atualmente, o Marketplace da Zema já conta com mais de 40mil itens ativos, de categorias como móveis, pneus, brinquedos e muito mais.
Iniciada em Dez/2023, a parceria entre a BUILD e a Zema tem papel fundamental nessa jornada de crescimento e ganhos de escala da plataforma de Marketplace da varejista.
Com recursos dedicados a apoiar na estratégia e execução, a BUILD vem auxiliando em 4 grandes frentes de trabalho:
Mapeamento e Prospecção de Sellers: a BUILD vem ajudando a equipe Zema a buscar sellers e SKUs que tenham fit com a operação e perfil de clientes do seu e-commerce, trazendo incremento de vendas, evitando o conflito do sortimento 1P x 3P;
Implementação de Rotinas de Farming: o gerenciamento comercial da operação de Marketplace difere bastante de quando se gerencia seu próprio inventário. Num Marketplace IN, o controle sobre as ofertas é menor e preços e disponibilidade são de responsabilidade do seller, cabendo ao time de Farming uma atuação no planejamento e constante alinhamento com os parceiros;
Estratégias de Growth: a disponibilização de novos SKUs, sellers e categorias é apenas o início do esforço de crescimento de uma plataforma de Marketplace IN. Incluir essas ofertas nos calendários de ações, nos canais de mídia e nas dinâmicas promocionais são atividades primordiais para escalar as vendas e acostumar o consumidor com as novas ofertas disponíveis.
Treinamento e Transferência de Conhecimento: a equipe da BUILD tem ajudado o time Zema a aprender a como operar uma plataforma de Marketplace, principalmente nos aspectos comerciais. Toda a troca de aprendizados é feita “on-the-job”, ou seja, diretamente no dia-a-dia da operação.
Para Bruno Ferreira, Head de Marketing e E-commerce no Grupo Zema, a ajuda da BUILD veio em boa hora. ”Temos uma equipe interna altamente madura na gestão do nosso e-commerce, porém a BUILD vem nos ajudando na consolidação do nosso Marketplace IN como uma alavanca importante de crescimento da nossa operação digital, adicionando ao time skills que não possuíamos antes”.
Paulo Thiago Camêllo, CEO da BUILD, adiciona que “a operação digital da Zema possuía todos os elementos necessários para a constituição de uma plataforma de Marketplace IN de sucesso: visão estratégica bem definida, operação de e-commerce eficiente, uma marca forte e um tráfego relevante. O apoio da equipe BUILD diminuiu a curva de aprendizado e acelerou os resultados”.
A ambição da varejista é continuar escalando e crescendo a importância do Marketplace dentro do ecossistema digital da companhia. Com a chegada do Q4, com Black Friday e Natal, vem a oportunidade de aproveitar toda a força de seus sellers para seguir atingindo novos recordes.
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