O período pós-temporada de compras, conhecido como Q5 (Quinto Trimestre) que compreende o intervalo entre pós natal e primeira quinzena de janeiro, é um momento estratégico no varejo, representando uma grande oportunidade para marcas e profissionais de marketing.
Mesmo as datas de Black Friday, Natal e Boxing Day tendo ficado para trás, muitos consumidores continuam em busca de promoções, trocando presentes recebidos, utilizando cartões-presente adquiridos e aproveitando para gastar o dinheiro extra que possuem. É uma época crucial para os negócios, onde a criatividade e estratégias bem planejadas podem resultar em um aumento significativo nas vendas e na fidelização dos clientes.
Ainda que o varejo tenha olhado com mais cuidado para a agressividade das ofertas e focado em melhores margens no Q4-2023, grandes liquidações ocorrem até meados de Janeiro, trazendo oportunidades para Marketplaces e sellers.
Grandes Marketplaces varejistas como Magalu, Casas Bahia, Amazon e Mercado Livre estão apostando em ações fortes desde o final da semana passada. O Magalu, por exemplo, iniciou na última sexta-feira (05) sua tradicional Liquidação Fantástica, abrindo lojas mais cedo e trabalhando descontos tanto no sortimento 1P quanto no 3P.
Oportunidades Para Plataformas de Marketplace
Se você possui uma plataforma de marketplace, ainda dá tempo de aproveitar essa movimentação natural. Alguns pontos importantes para planejar e implementar:
- Campanha: crie a sua campanha e considere criá-la para ser fixa todos os anos, trazendo consistência para a sua marca. Invista em aquisição de tráfego com um plano de mídia e conteúdo orientado à temática de liquidação. Ao contrário de Black Friday e Natal, esse é um período no qual os custos de mídia não estão tão inflacionados, aproveite para gerar a demanda para sua plataforma e aumentar a base de clientes cadastrados em suas plataformas proprietárias;
- Ofertas: trabalhe junto aos principais sellers em oportunidades de descontos em produtos relevantes. Entenda com seus maiores sellers quais produtos ele tinha uma expectativa maior de performance no período de festas e analisem em conjunto a oportunidade de baixar esses estoques para o início do ano. Essas liquidações podem funcionar como uma boa ferramenta para “limpar o estoque” e começar a estratégia do novo ano com mais caixa;
- Comissão: com base nas premissas de rentabilidade, verifique se é viável flexibilizar sua comissão para SKUs e sellers pontuais para essa liquidação. Isso ajuda os sellers a serem um pouco mais agressivos e demonstra parceria entre as partes. Todo mundo se valoriza com um compartilhamento de riscos e situações de ganha-ganha.
Oportunidades Para Sellers
Se você é um seller, aproveite também esse período para atuar em parceria com as plataformas onde você vende.
- Planejamento: construa uma estratégia que não gere conflitos de ofertas entre as plataformas, dessa forma você garante uma maior visibilidade dos seus SKUs e pode trabalhar melhor entre os diferentes players e seus calendários promocionais de Q5;
- Fit Produtos x Plataforma: cada Marketplace tende a ter um perfil diferente, então marcas e SKUs podem ter performance distintas. Entenda dentro do seu portfólio quais produtos têm maior fit com cada uma das plataformas, levando em conta o público, sua performance de vendas recentes, calendário/temática da campanha de cada uma delas (algumas podem focar mais em algum tipo de oferta como moda, eletroeletrônicos, móveis, entre outros);
- Encontre o balanço entre agressividade e rentabilidade: a busca por um aumento no sellout é importante, mas estude bem as margens de cada um dos seus SKUs e o custo de comissionamento dos Marletplaces. Analise também o custo logístico dos produtos que possam estar super estocados no seu Centro de Distribuição. Mesmo em períodos promocionais, a venda a qualquer custo pode impactar a rentabilidade para ações futuras.
O período de liquidações traz oportunidades para Marketplaces e sellers e deve ser considerado dentro de um calendário anual.
Assim como em outros períodos de alta sazonalidade, é importante ter em mente que cada vez mais os consumidores pesquisam a fundo histórico de preços dos SKUs que estão interessados e analisam muito bem as comunicações das lojas, então tenha cautela no planejamento das suas ações e não coloque em risco a reputação da sua plataforma. A lucratividade da sua empresa é uma maratona com obstáculos, e não é uma corrida de 100 metros.
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