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Qual a diferença entre um Head de E-commerce, Head de Marketplace e Head de Marketing Digital?

Foto do escritor: Equipe BuildEquipe Build

Head de Marketplace

Com o crescimento acelerado do e-commerce e marketing digital no Brasil e no Mundo nos últimos anos, criaram-se diversas novas opções de carreiras no mercado. Algumas delas, embora similares, requererm skills e tem perfis bem distintos.


Nem sempre é fácil identificar as diferenças entre as posições de Head de E-commerce, Head de Marketplace e Head de Marketing Digital. Por vezes, indicadores e responsabilidades podem se assemelhar bastante.


Para ajudar, a BUILD listou as diferenças:



Head de E-commerce


Missão principal: Gestão do canal próprio de vendas online da empresa.


Principais Responsabilidades:


  • Gerenciar toda a operação do e-commerce próprio, incluindo plataforma, logística, atendimento e experiência do cliente.

  • Definir estratégias para aumentar conversão, ticket médio e retenção de clientes.

  • Trabalhar na otimização do funil de vendas e na experiência do usuário (UX/UI).

  • Coordenar integrações com ERP, CRM e sistemas de pagamento.

  • Supervisionar campanhas de performance (Google Ads, Meta Ads etc.) voltadas para o e-commerce próprio.

  • Trabalhar junto ao time de tecnologia para melhorias na plataforma.

 

Principais Indicadores: GMV, Pedidos, Margem, Taxa de conversão, Ticket Médio, Giro do Estoque.

 


Head de Marketplace


Missão principal: Gestão das vendas e relacionamento da empresa dentro de Marketplaces como Amazon, Mercado Livre e Magalu (Modalidade OUT) e desenvolvimento e gestão da performance do Marketplace próprio (Modalidade IN).


Principais Responsabilidades:


Marketplace OUT

  • Definir estratégias para aumentar vendas e rentabilidade nos Marketplaces.

  • Gerenciar o relacionamento com os players (negociações, acordos comerciais, campanhas exclusivas, precificação, competitividade, etc.).

  • Gerenciar a exposição e categorização de produtos conforme as melhores práticas dos Marketplaces.


Marketplace IN

  • Definir o modelo de negócios (comissionamento, proposta de valor, planos de assinatura, fulfillment, etc.).

  • Atrair e cadastrar novos sellers, garantindo diversidade e qualidade no portfólio de produtos.

  • Garantir o não conflito entre os sortimentos 1P e 3P.

  • Trabalhar junto ao time de tecnologia para garantir a escalabilidade e estabilidade da plataforma.


Principais Indicadores:  GMV, take rate (taxa de comissão), NPS, número de sellers e SKUs.



Head de Marketing Digital


Missão principal:: Estratégias de aquisição, retenção e branding no ambiente digital.

 

Principais responsabilidades:

 

  • Criar e executar estratégias de marketing digital (mídia paga, SEO, e-mail marketing, inbound marketing, redes sociais, etc.).

  • Gerenciar campanhas de performance e awareness (Google, Facebook, TikTok Ads, etc.).

  • Coordenar estratégias de CRM para retenção e fidelização de clientes.

  • Trabalhar com análise de dados e métricas para otimizar campanhas e retorno sobre investimento (ROI).

  • Definir estratégias de conteúdo para redes sociais e blog, alinhadas ao posicionamento da marca.

  • Supervisionar parcerias com influenciadores e estratégias de marketing de afiliados.

  • Integrar a estratégia digital com ações offline (quando necessário).

 

Principais Indicadores: CAC, ROI/ROAS, tráfego, engajamento, alcance e frequência (quando gerencia campanhas de Awareness).

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