
Com o crescimento acelerado do e-commerce e marketing digital no Brasil e no Mundo nos últimos anos, criaram-se diversas novas opções de carreiras no mercado. Algumas delas, embora similares, requererm skills e tem perfis bem distintos.
Nem sempre é fácil identificar as diferenças entre as posições de Head de E-commerce, Head de Marketplace e Head de Marketing Digital. Por vezes, indicadores e responsabilidades podem se assemelhar bastante.
Para ajudar, a BUILD listou as diferenças:
Head de E-commerce
Missão principal: Gestão do canal próprio de vendas online da empresa.
Principais Responsabilidades:
Gerenciar toda a operação do e-commerce próprio, incluindo plataforma, logística, atendimento e experiência do cliente.
Definir estratégias para aumentar conversão, ticket médio e retenção de clientes.
Trabalhar na otimização do funil de vendas e na experiência do usuário (UX/UI).
Coordenar integrações com ERP, CRM e sistemas de pagamento.
Supervisionar campanhas de performance (Google Ads, Meta Ads etc.) voltadas para o e-commerce próprio.
Trabalhar junto ao time de tecnologia para melhorias na plataforma.
Principais Indicadores: GMV, Pedidos, Margem, Taxa de conversão, Ticket Médio, Giro do Estoque.
Head de Marketplace
Missão principal: Gestão das vendas e relacionamento da empresa dentro de Marketplaces como Amazon, Mercado Livre e Magalu (Modalidade OUT) e desenvolvimento e gestão da performance do Marketplace próprio (Modalidade IN).
Principais Responsabilidades:
Marketplace OUT
Definir estratégias para aumentar vendas e rentabilidade nos Marketplaces.
Gerenciar o relacionamento com os players (negociações, acordos comerciais, campanhas exclusivas, precificação, competitividade, etc.).
Gerenciar a exposição e categorização de produtos conforme as melhores práticas dos Marketplaces.
Marketplace IN
Definir o modelo de negócios (comissionamento, proposta de valor, planos de assinatura, fulfillment, etc.).
Atrair e cadastrar novos sellers, garantindo diversidade e qualidade no portfólio de produtos.
Garantir o não conflito entre os sortimentos 1P e 3P.
Trabalhar junto ao time de tecnologia para garantir a escalabilidade e estabilidade da plataforma.
Principais Indicadores: GMV, take rate (taxa de comissão), NPS, número de sellers e SKUs.
Head de Marketing Digital
Missão principal:: Estratégias de aquisição, retenção e branding no ambiente digital.
Principais responsabilidades:
Criar e executar estratégias de marketing digital (mídia paga, SEO, e-mail marketing, inbound marketing, redes sociais, etc.).
Gerenciar campanhas de performance e awareness (Google, Facebook, TikTok Ads, etc.).
Coordenar estratégias de CRM para retenção e fidelização de clientes.
Trabalhar com análise de dados e métricas para otimizar campanhas e retorno sobre investimento (ROI).
Definir estratégias de conteúdo para redes sociais e blog, alinhadas ao posicionamento da marca.
Supervisionar parcerias com influenciadores e estratégias de marketing de afiliados.
Integrar a estratégia digital com ações offline (quando necessário).
Principais Indicadores: CAC, ROI/ROAS, tráfego, engajamento, alcance e frequência (quando gerencia campanhas de Awareness).
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