Embora com queda em receita e prejuízos, o Marketplace dá sinais de crescimento em GMV e rentabilidade
Ontem, dia 08/nov, a Casas Bahia (BHIA3) divulgou seus resultados do 3T23 e reportou prejuízo líquido de R$ 836 milhões, valor que é 311% superior ao reportado no mesmo intervalo de 2022. Com isso, as ações da varejista apresentavam uma queda de 10% até o início da tarde de hoje (09/nov).
A receita líquida totalizou R$ 6,59 bilhões, o que representa uma queda de 6,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O EBITDA também ficou negativo em R$ 66 milhões, sendo que no 3T22 o número havia sido positivo.
O Grupo tenta passar a mensagem ao mercado de que o pior já passou e a expectativa da varejista é que o plano de reestruturação, iniciado em 2T23, seja concluído até o fim do ano, para iniciar 2024 em um novo momento.
Recentemente, a empresa fez um rebranding, deixando a marca VIA de lado.
GMV
O GMV do grupo caiu 4,1% no 3T23 vs 3T22, sendo que nas lojas físicas cresceu +0,2%. No GMV Online 1P apresentou redução de 16,9% no período, porém o GMV do Marketplace foi o destaque e cresceu 13,8% vs. 3T22.
Além do crescimento +13,8% no GMV do Marketplace 3P para R$ 1,3 bilhão, o canal apresentou crescimento de receita, +23,4% no 3T23 para R$ 163 milhões. No 9M23, o crescimento do GMV foi de 15,8% com a receita crescendo 23,8%. O grupo afirma que essa evolução é fruto do fortalecimento da plataforma de marketplace, que está focada em trazer maior rentabilidade e melhor experiência para os clientes e sellers.
Com essa evolução, no YTD o Marketplace já representa 25% de todo o GMV do Digital e 11% do GMV de toda a varejista.
Take Rate
O take rate consolidado do Marketplace cresceu 1p.p vs. 3T22, atingindo 12,5%.
Além da melhoria no comissionamento dos sellers, o Marketplace também vem participando mais dos serviços financeiros:
Papel do Marketplace
O grupo não divulgou nos resultados dados relacionados à quantidade de sellers ativos e SKUs 3P, muito provavelmente pelo fato de estar buscando mais rentabilidade do que volume nesse momento.
Embora os resultados do Grupo não tragam boas notícias, o Marketplace mostra ser um caminho para ajudar na evolução da varejista, tanto auxiliando no crescimento do GMV (foi o que mais auxiliou, mesmo com a queda no total), quanto na rentabilidade.
“Agregar o ecossistema do Marketplace a outras alavancas de receita como serviços financeiros e logística podem ser um excelente suporte para a estratégia da companhia na busca por rentabilidade”, comenta Paulo Thiago Camêllo, CEO da BUILD.
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