ChatGPT anuncia o Instant Checkout: quais as implicações para varejistas e marketplaces?
- Equipe Build

- 1 de out.
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A OpenAI anunciou na segunda-feira (29/09) o lançamento do Instant Checkout, recurso que permite aos usuários fazer compras diretamente dentro do ChatGPT, sem precisar sair da interface de chat e migrar para o site ou app dos varejistas. Confira o vídeo de como funciona clicando aqui.
O recurso foi desenvolvido com o Agentic Commerce Protocol e em parceria com a Stripe. Por enquanto, lançado apenas nos Estados Unidos, sendo que assinantes do ChatGPT Plus, Pro e Free podem comprar itens de vendedores do Etsy diretamente pelo chat. A previsão inclui expandir a funcionalidade para mais de um milhão de lojistas do Shopify.
Embora ainda sem previsão de lançamento no Brasil, graças ao potencial de revolucionar as jornadas de compra, já muito discute-se o que pode mudar no cenário nacional, a equipe da BUILD elencou alguns pontos que podem afetar varejistas e marketplaces.
Mudança na jornada de compra
Com a adição da jornada de compra dentro do chat, os Marketplaces terão que se integrar ao Agentic Commerce Protocol para não correrem riscos de perder volumes de vendas. A partir de agora, os consumidores não precisam mais da interface de sites e apps para fazerem suas compras, eles poderão fazer diretamente num ambiente conversacional, com o qual já estão habituados.
Embora sigam tendo marcas conhecidas e que geram confiança no consumidor, os e-commerces precisarão se adaptar a esse novo cenário, visto que esses mesmos consumidores também utilizam as LLMs e buscam constantemente por comodidade.
Mesmo que a descoberta e compra sejam feitas no ChatGPT, o pós-venda (entrega, devolução, garantia) ainda depende do vendedor/marketplace, que precisarão utilizar esse touchpoint com o consumidor para se manterem relevantes.
Redução do protagonismo dos grandes Marketplaces
Atualmente, Mercado Livre, Amazon, Magalu e Shopee dominam o cenário de varejo digital no Brasil. Mesmo com a chegada do Tik Tok Shop e a iminente chegada do YouTube Shopping, eles seguem dominantes e centralizaram as compras dos brasileiros, tornando players antes relevantes em sellers destes grandes Marketplaces.
Com uma possível entrada do ChatGPT (e talvez até mesmo outras IAs conversacionais), esse domínio pode ser afetado, visto que cada vez mais as pessoas utilizam os chats para tirar dúvidas sobre produtos.
GEO
O GEO (Generative Engine Optimization), ou seja, o SEO adaptado para LLMs, passará a ser ainda mais fundamental para os varejistas. Otimizar conteúdo e dados para ser entendido, citado e recomendado por LLMs será vital para não perder vendas.
Os e-commerces precisarão ter catálogos completos e atualizados, dados estruturados (como Schema.org e APIs compatíveis), descrições claras e semânticas que respondam às dúvidas do consumidor, além de sinais de confiança como avaliações, reputação digital e performance consistente em preço, estoque e prazos de entrega. Assim, o e-commerce aumenta a chance de ser escolhido e convertido diretamente dentro do chat.
Dados e sinais dos consumidores
Outro ponto relevante, é que no modelo do Instant Checkout o varejista passa a não mais ter a propriedade dos dados dos consumidores e usuários, já que todo processo de compra acontece dentro do ChatGPT.
Isso pode enfraquecer estratégias de CRM, fidelização e retargeting. Além disso, outro impacto que pode acontecer é o enfraquecimento do Retail Media, que vem em crescimento e ajudando diretamente os e-commerces na busca por melhores margens em suas operações.
A BUILD e sua equipe estará atenta aos próximos capítulos dessa jornada, que pode revolucionar a forma de fazer Digital Commerce. Caso queira discutir sobre, procure um dos nossos especialistas.



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