No final de Março, Magalu e Casas Bahia reportaram seus resultados consolidados de 2023. Na comparação entre dois gigantes em relação aos balanços do quarto trimestre de 2023, o mercado foi unânime que a Magalu teve um resultado melhor do que o Grupo Casas Bahia.
A companhia da família Trajano apresentou um resultado sólido no Q4 de 2023, com um lucro ajustado de R$ 101,5 milhões (o primeiro lucro da companhia em dois anos), além disso a margem Ebitda chegou a 7,2%, a maior desde 2020, que mostra uma melhora na rentabilidade da empresa. As vendas totais no ano 2023 atingiram R$ 63,1 bilhões, um crescimento de 5% vs 2022.
Já a concorrente, que detalhou um plano de recuperação em setembro do ano passado, apresentou um balanço muito pior do que o previsto inicialmente. A Casas Bahia reportou um prejuízo líquido de R$ 1 bilhão no Q4 de 2023, 513,5% maior do que o prejuízo de R$ 163 milhões do mesmo período de 2022. O faturamento bruto ficou em R$ 35 bilhões, valor 3% menor do que em 2022. O resultado acabou sendo pior que as estimativas realizadas pelos especialistas financeiros do setor.
E como cada um foi no Digital, especialmente no Marketplace?
Magalu
Em 2023, as vendas no Digital cresceram 5% vs 2022, atingiram R$ 45.6 bilhões e representaram 72% do total da companhia, o que mostra que o canal segue em crescimento.
O Marketplace ajudou a puxar esse número pra cima, já que as vendas cresceram 17% e atingiram R$ 18 bilhões em 2023.
Fonte: Report de RI Magalu Q4-2023
A aceleração do Marketplace do Magalu também se deveu pelo aumento de sellers na plataforma: foram 340mil sellers ao final de 2023. A quantidade de ofertas também cresceu e atingiu a marca de 128 milhões de ofertas ativas na plataforma (1P + 3P).
Fonte: Report de RI Magalu Q4-2023
Esse ganho de escala também foi acompanhado de melhorias no comissionamento e na margem de contribuição. Sem divulgar os valores exatos, o Magalu apenas publicou que teve um aumento de 26% nas receitas do Marketplace.
Fonte: Report de RI Magalu Q4-2023
O Marketplace já é o canal que lidera a venda em quantidade de itens vendidos. O 3P representou 40% dos itens vendidos no Q4 de 2023. A categoria que mais cresceu em quantidade de itens no YoY foi Pneus e a categoria com mais vendas foi a de Acessórios Para Cozinha.
Esses dados mostram como o Magalu está usando muito bem o seu Marketplace para aumentar a gama de ofertas disponíveis pros seus consumidores, escalando suas vendas e adicionando rentabilidade para a companhia.
Casas Bahia
Em um cenário onde em 2023 o GMV total da Casas Bahia caiu 3,7% vs 2022, o único canal que performou positivamente foi o Marketplace, que cresceu 8,9% no YoY. Embora tenha caído 5,8% na comparação entre os Q4 de 2023 e 2022;
Fonte: Report de RI Casas Bahia Q4-2023
Outro dado divulgado no report que mostra como o Marketplace colabora no plano de recuperação da empresa é a informação que o 3P gerou uma receita de R$ 713 milhões em 2023, o que representa um crescimento de 18% vs 2022.
Fonte: Report de RI Casas Bahia Q4-2023
Além de um maior GMV, outro fator que colaborou para o aumento da receita foi o crescimento do take rate: no Q4 de 2023 foi de 12,1%, +1,2p.p maior que o Q4 de 2023. No ano inteiro (2023), o take rate foi de 12,2%, um crescimento de +0,9p.p vs 2022.
Fonte: Report de RI Casas Bahia Q4-2023
Mesmo sem detalhar as informações de quantidade de sellers e SKUs em seu reporte, os dados que foram publicados mostram como o Marketplace está sendo utilizado pela Casas Bahia para gerar receitas incrementais e a oportunidade de levar uma oferta de portfolio mais completa para os consumidores (mesmo em um momento de menor investimento), além de alavancar a logística e o crédito como fonte de receita para o take rate.
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