top of page
  • Foto do escritorEquipe Build

Marketplaces B2B: Amplie os Negócios da Sua Empresa


Marketplaces B2B

Sempre que se fala em marketplace é muito comum pensar em uma plataforma B2C, ou seja, onde empresas vendem seus produtos ou serviços diretamente para os consumidores. Isso acontece, principalmente, porque os primeiros marketplaces a ganharem escala foram B2Cs como Amazon, Mercado Livre, Magazine Luiza, entre outros.


Porém, os Marketplaces B2B cada vez mais ganham espaço e se tornam poderosas ferramentas para empresas ampliarem seus negócios.


O que é um marketplace B2B?


Um marketplace B2B (Business-to-Business) é uma plataforma online que facilita a compra e venda de produtos e serviços entre empresas. Essas plataformas são projetadas para atender as necessidades das empresas, permitindo que elas encontrem fornecedores, distribuidores, parceiros de negócios e clientes em um ambiente digital.


Quais as diferenças entre marketplace B2B e B2C?


A diferença principal entre um marketplace B2B e um B2C reside no público-alvo e no tipo de transações que ocorrem. Porém, não são apenas essas:


Público-alvo: um marketplace B2B atende exclusivamente a empresas (CNPJS). Ele é projetado para facilitar transações entre empresas, como fornecedores, distribuidores, fabricantes, atacadistas e prestadores de serviços que vendem para outras empresas. Enquanto que o B2C visa consumidores individuais. Ele é destinado a compradores comuns que desejam comprar produtos ou serviços para uso pessoal.


Volume de transações: geralmente os B2Bs envolvem volumes maiores de produtos ou serviços e, frequentemente, compras em grande escala. Os acordos podem ser mais complexos e envolver contratos de longo prazo. No B2C, as transações são geralmente de menor volume, com consumidores comprando produtos ou serviços para uso próprio. As compras são frequentemente transações únicas ou de pequena escala.


Processo de compra: no B2B as decisões de compra são muitas vezes mais complexas e envolvem múltiplos tomadores de decisão. A negociação de preços, termos e condições é comum, e as transações podem exigir cotações personalizadas, além de meios de pagamento e linhas de crédito específicas a contratos entre empresas.


Tipos de Marketplaces B2B


Venda de Produtos


A venda de produtos em um marketplace B2B oferece oportunidades significativas para as empresas alcançarem um público mais amplo e expandirem seus negócios.


Diversos segmentos de produtos podem ser comercializados: bens de consumo (conectando indústrias a varejistas que não tem acesso comercial direto), insumos, peças, equipamentos, entre outros.


Venda de Serviços


Não são apenas produtos que podem ser comercializados em marketplaces. Você pode construir seu marketplace para oferecer determinados segmentos de serviços.


Serviços profissionais, como consultoria, design, desenvolvimento de software, serviços jurídicos, contábeis, marketing e muito mais.


Empresas podem encontrar prestadores de serviços especializados através de plataformas digitais e ter acesso a uma gama de serviços que muitas vezes não encontrariam sem um longo trabalho de pesquisa e consolidação.


Se sua empresa fornece produtos ou serviços para outras empresas em áreas como construção civil, automotiva, agro, turismo ou indústria de forma geral, ela pode se beneficiar com um Marketplace B2B para ampliar alcance e dados sobre seu negócio.


Exemplos de Marketplaces B2B no Brasil


Americanas Empresa:

Site oficial para B2B da Americanas (anteriormente chamado de B2W Empresas). Comercializa um amplo sortimento de SKUs para empresas: celulares, ferramentas, móveis para negócios, embalagens, materiais de limpeza, itens de cozinha industrial e muito mais.


A plataforma tem condições exclusivas para empresas, ofertas especiais e atendimento personalizado para negócios de todos os tamanhos e segmentos.


oHub

O oHub é um marketplace B2B, com foco 100% em serviços, que ajuda empresas a acharem fornecedores. Atua em áreas como facilities, RH, TI, gestão, marketing e vendas.


A plataforma atende empresas de todos os portes, principalmente as de médio e pequeno, mas isso depende da categoria de serviços. Através de um sistema exclusivo de pedido de orçamento, permite que compradores através de uma única mensagem recebam propostas de diversos fornecedores.


Está pensando em construir o seu Marketplace B2B?

Leia o artigo da BUILD de “Como Construir Um Marketplace”.


A equipe da BUILD pode te ajudar na construção do seu marketplace. Clique e entre em contato com o nosso time, que já lançou e trabalhou em operações de negócios digitais em todas as suas etapas.


bottom of page