top of page
  • Foto do escritorEquipe Build

Mobly adquire Tok&Stok: oportunidades e desafios para o novo gigante do varejo de móveis


Mobly adquire Tok&Stok


Na semana passada, a Mobly, empresa nativa do digital, anunciou na noite da última quinta-feira (08/ago) que assinou um acordo com acionistas controladores da Tok&Stok e passará a ser controladora da empresa, criando assim, um novo líder no mercado de móveis e decoração, com receita anual estimada de R$ 1,6 bilhão.


O negócio vinha sendo discutido no início da pandemia, mas não chegava a um desfecho. Segundo Victor Noda, CEO da Mobly, o principal entrave era a diferença de percepção do valor de cada uma.


Em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Mobly afirma que a operação tem como objetivo fortalecer sua presença no mercado por meio da diversificação e complementaridade do portfólio de produtos e serviços, uma vez que visa combinar a sólida e reconhecida reputação de ambas as marcas, atingindo públicos diversos em todos os segmentos de mercado.


A Mobly, que possui uma operação de Marketplace e que está no ar desde 2011, agora terá à frente desse novo conglomerado oportunidades e desafios para superar. A BUILD analisou alguns dos principais pontos:

 

Oportunidades

 

  • Sinergias


A união das 2 operações deve gerar um ganho na captura de sinergias. As duas operações desenvolviam produtos próprios, a junção desses times e processos de desenvolvimento podem melhorar os custos de produção.


Outro ponto que pode ser melhorado é a questão logística, algo sempre complicado para indústrias e varejos de móveis. A Mobly é referência na logística dessa categoria, sendo que 60% das entregas de suas vendas são realizadas por sua operação, com custos melhores que os seus terceirizados.


Além disso, o novo grupo estima ter ganhos de sinergias com questões tributárias, serviços compartilhados, entre outros.

 


  • Complementariedade


Embora disputem o mesmo segmento, Mobly e Tok&Stok atendiam públicos bem distintos e complementares.


Enquanto a operação da Mobly tem maior foco no segmento de classe média baixa e com o peso nas vendas da sua plataforma digital, a Tok&Stok é focada em público de classe média alta e é reconhecida no mercado pela sua experiência das lojas físicas.

 


  • Expertise em experiência de lojas (Tok&Stok)


A Mobly já vem aprendendo a operar lojas físicas nos últimos anos, com o lançamento de suas lojas, megastore e outlets. Em 2023, 34% de todo o GMV da companhia já foi feito no offline.


Porém, é inegável que a expertise da Tok&Stok é muito superior na gestão e na experiência do consumidor em suas lojas físicas. A empresa foi fundada em 1978 com uma loja na Av São Gabriel (São Paulo), atualmente tem aproximadamente 50 lojas em diversos Estados brasileiros.


A empresa sempre foi referência na exposição dos seus produtos e em 2022, foi considerada a empresa de varejo mais admirada do Brasil no segmento de móveis, segundo o IBEVAR.

 


  • Expertise em tecnologia e plataformas (Mobly)


Por outro lado, a Mobly é uma empresa nativa digital e tem no seu Digital Commerce sua grande fortaleza.


Em 2023, 66% de todo o seu GMV foi na sua plataforma Digital, sendo que o Marketplace foi responsável por 31% do GMV total.


A empresa já tem uma operação extremamente madura e poderá levar isso à operação da Tok&Stok (que possui e-commerce no ar desde 2001). A Mobly destaca-se por, além de ter uma operação muito eficiente na logística (primordial para o e-commerce), ter sua própria plataforma de Digital Commerce.


Segundo a plataforma SimilarWeb, a Mobly teve em Julho de 2024 um tráfego 38% maior que a Tok&Stok.

 


Desafios


A operação de compra ainda precisa ser confirmada, porém a nova empresa já tem como lição de casa lidar com a situação financeira delicada que a Tok&Stok vinha enfrentando.


Em fevereiro de 2023, frente a uma dívida de cerca 600 milhões de reais, a Tok&Stok deu entrada no seu processo de recuperação judicial, que foi aceito em 2024. Esse passo era fundamental para que a Mobly seguisse em diante com o projeto de aquisição.


Reestabelecer financeiramente a operação da Tok&Stok, gerar os ganhos de sinergia entre as marcas e seguir crescendo (mesmo no cenário complexo que o varejo vem enfrentando) são os principais desafios da nova gigante do setor que está se formando.

Comments


bottom of page