Foto: divulgação VTEX
Na semana passada, nos dias 11 e 12 de Abril, aconteceu no São Paulo Expo a edição 2024 do VTEX Day. O evento, que vem se consolidando como um dos maiores na área de digital commerce do mundo e contou com mais de 20 mil participantes nesta edição, aumenta a cada ano a aposta em nomes impactantes e relevantes no mercado de tecnologia.
Se nas edições anteriores tivemos nomes como Barack Obama, Gisele Bündchen e Lewis Hamilton, a edição de 2024 também continuou apostando em conteúdos mais inspiracionais como a conversa com Malala Yousafzai, jovem paquistanesa ativista e ganhadora do prêmio Nobel da Paz e Laysa Peixoto, brasileira de 20 anos que está fazendo história na NASA.
Além disso, o evento sempre traz grandes nomes do mercado de tecnologia e negócios. Entre as referências, tivemos Uri Levine (ex-fundador do Waze), Zack Kass (ex-Diretor de GTM da OpenAI), Heather Hershey (pesquisadora do IDC) e Neil Patel (especialista de digital e co-fundador da Neil Patel Digital).
Tantos esses grandes nomes quanto outros especialistas convidados do evento abordaram uma série de temas, mas a BUILD elencou a seguir os 3 assuntos mais mencionados e discutidos nos 8 palcos diferentes:
Inteligência Artificial
Principal tema do painel entre Uri Levine e Zack Kass, a IA foi um dos assuntos mais abordados. Desde como aplicar nas atividades relacionadas à digital commerce, as mudanças de cultura que os times precisarão passar e até os impactos na sociedade.
Uri Levine, que é um otimista do tema, afirmou na discussão sobre o impacto da IA nas nossas vidas que “A IA não vai mudar o que nos faz feliz, a IA não vai substituir o tempo com nossa família e amigos.” Ele também afirmou que com a adoção da IA, os empregos devem se tornar cada vez mais dinâmicos, que cabe às pessoas rapidamente se adaptar para tirar o melhor desse cenário.
Heather Hershey também abordou o tema, ressaltando que os avanços da tecnologia de IA continuarão a crescer de forma exponencial e que precisamos estar preparados para uma jornada de adaptação contínua.
Em relação às aplicações de IA no dia-a-dia do trabalho, diversos painéis discutiram o tema: Marcos Gurgel (Diretor de Inovação & Corporate Ventures) do iFood compartilhou como aplica no iFood as inovações frutos das suas experiências na China. Já Ramiro Melgare (Diretor de negócios digitais) na Cencosud Brasil exemplificou como a varejista usa IA em atividades rotineiras das equipes.
Não poderia ser diferente e a temática IA foi uma das mais relevantes no evento, incorporando cada vez mais exemplos práticos de sua utilização em negócios digitais.
E-commerce B2B
Diversos painéis abordaram plataformas e estratégias de e-commerce voltadas para o B2B (business-to-business).
Uma grande indústria de tecnologia que compartilhou sua jornada no E-B2B foi a Motorola: James Mattos (Diretor de vendas B2B) dividiu como tem sido a evolução do canal, da importância de ter uma proposta de valor muito bem definida para seus clientes e também em como o alinhamento entre os canais B2B e B2C é vital para uma estratégia que não crie conflitos internos.
Logo em um dos primeiros conteúdos do evento, Ana Paula Régis (Diretora de Tecnologia) e Daniel Pinna (Coordenador de Engenharia) do Carrefour contaram sobre o ecossistema B2B do Atacadão, plataforma relançada em apenas 6 meses, mesmo com todas as especificidades de negócio.
Outro segmento que vem aproveitando das oportunidades do e-commerce B2B é o agronegócio. Leandro Carvalho (CEO) e Ronald Koch (Head de Produto e Plataforma) da Supercampo contaram como a empresa ajuda cooperativas e cooperadas a escalarem suas operações através da digitalização.
Juliana Bonamin (Vice President of Sales) da Mondelez Brazil e Eduardo Akira (VP de Vendas) da Whirlpool falaram sobre as oportunidades de como o B2B pode ajudar na jornada na distribuição de produtos e capilaridade para as marcas de bens de consumo.
Os negócios digitais ganharam enorme representatividade no B2C, mas em diversos segmentos o B2B representa mais de 80% do valor transacionado e ainda não está plenamente digitalizado. A BUILD pode ajudar nesse processo.
Retail Media
Outro assunto quente no mundo de e-commerce foi muito abordado no VTEX Day: o Retail Media.
Foram pelo menos 10 conteúdos e painéis abordando o tema, com varejistas, indústrias, plataformas, apps de delivery e muitos outros segmentos abordando as oportunidades que essa frente traz para todos os envolvidos.
Em um dos primeiros painéis do dia 11, Fernando Yunes (Vice-presidente) do Mercado Livre e Marcelo Pimentel (CEO) do Grupo Pão de Açúcar (GPA) abriram a temática, onde dividiram como estão monetizando seus inventários e atuando em parceria com grandes indústrias para impulsionar seus resultados.
Outro painel que abordou o tema foi liderado por Melina Borba (Senior Client Partner) da Meta. A executiva detalhou como os produtos da Meta ajudam as empresas nessa jornada, tanto em Instagram e Facebook, quanto no Whatsapp. Ao lado dela estiveram Leonardo Seidenthal (Gerente de Retail Media) do Grupo Casas Bahia, que apresentou o estudo de caso de lançamento do Galaxy S24 utilizando ferramentas conversacionais no Whatsapp para comunicar com clientes que já apresentavam uma propensão à compra, e Amanda Silva, coordenadora de Digital Sales da DPSP, que contou como a farma vem firmando parcerias com indústrias e melhorando a eficiência nas comunicações com os consumidores.
BÔNUS: o poder do D2C
A venda de fabricantes diretamente ao consumidor (D2C) também teve um destaque na edição de 2024 do VTEX Day.
A Electrolux esteve presente em 7 painéis e Adriana Vranic, Gerente Sênior de D2C da marca, falou sobre a importância da digitalização das lojas físicas, destacando que online e físico não são concorrentes e que devem sempre focar no consumidor.
A Samsung do Brasil, representada por Bruno Costa (Diretor de D2C), também apresentou insights relevantes sobre a estratégia de complementariedade de canais de vendas durante o painel com a vice-presidente do Mercado Livre Julia Rueff.
Assim como no e-commerce B2B, as empresas que produzem seus próprios produtos estão enxergando fontes adicionais de receita e acesso direto ao público por meio de suas estratégias D2C.
——————
Naturalmente essas 3 tendências endereçam um pouco dos produtos e serviços que a VTEX visa promover para seus clientes e prospects, porém é fato que elas estão diretamente ligadas a assuntos que estão na pauta do universo digital atual, o que mostra que a empresa está conectada e avançando nessas frentes.
O VTEX Day de 2025 já tem data marcada! Será nos dias 02 e 03 de Junho de 2025, já marque na agenda e nos vemos lá.
Se você precisa de apoio nestas frentes ou quer entender como seu negócio B2C, B2B ou D2C pode evoluir incorporando estratégias digitais, entre em contato com BUILD e vamos construir juntos.
Comments