top of page
Foto do escritorEquipe Build

Black Friday: como as operações de D2Cs podem aproveitar a data?


D2Cs Black Friday


A Black Friday, a data mais quente do Digital Commerce no Brasil e em diversos países pelo mundo, está se aproximando e todas as plataformas se preparam para aproveitar todas as oportunidades que a data traz.


De acordo com uma pesquisa da Wake em parceria com a Opinion Box, 66% dos entrevistados (1.076 consumidores em todas as regiões do Brasil) pretendem usar a data da Black Friday para fazer compras.


Além disso, quando perguntados sobre em quais canais esses consumidores pretendem comprar, 58% responderam que darão preferência à “Sites das Marcas e Lojas que eu gosto”. Isso mostra que a Black Friday não é uma grande oportunidade apenas para os grandes varejistas e Marketplaces, mas também para as marcas que possuem plataformas D2Cs (Direct-to-Consumers).



Naturalmente, existem diferenças na estratégia para a data na gestão entre um Marketplace e um D2C, veja abaixo algumas delas:


 

1.         Trabalhe a sua base de consumidores


Os consumidores de uma plataforma D2C, geralmente, são muito mais leais à essas marcas do que em relação aos Marketplaces, onde a competição por preço e prazo de entrega costumam ser o principal ponto comparativo. Aproveite esse momento para estreitar ainda mais os laços com os consumidores e dê acesso a benefícios a eles:


- Antecipe ofertas: garanta que os consumidores terão acesso às ofertas antes que o mercado como um todo, privilegiar a sua base aumentará a lealdade;


- Se comunique via CRM e Social: use seus canais proprietários para se comunicar e para manter sua base aquecida no período pré e durante a semana da Black Friday. Levar em conta os dados proprietários de consumo de cada um dos clientes poderá dar a oportunidade de oferecer ofertas muito mais segmentadas e “individualizadas”;


- Teste novos produtos: uma das grandes oportunidades para as marcas que possuem D2Cs é a chance de testar SKUs. Aproveite o período no qual as pessoas estão com maior apetite para o consumo para entender a aceitação desses produtos.

 

 

2.         Aproveite para conquistar novos consumidores


A Black Friday é uma excelente oportunidade para as marcas com D2Cs também aumentarem sua base de clientes, visto que os consumidores estão mais propensos para realizar compras no período.


- Tenha benefícios atraentes (não necessariamente descontos): visto que trabalham um sortimento mais profundo e muitas vezes até exclusivo, os D2Cs não precisam de tanta agressividade nos preços. Oferecer brindes personalizados e exclusivos, por exemplo, pode ser bastante atrativo para os consumidores que seguem uma determinada marca. Importante lembrar que os consumidores pesquisam muito os preços na Black Friday, então não corra o risco de o benefício de brinde/preço não ser percebido como “verdadeiro” durante a data, o que pode prejudicar muito a imagem da sua marca;


- Experiência de compra: os consumidores esperam uma experiência diferenciada com a sua marca (ao contrário dos varejos). Garanta um processo de compra fluído e um excelente nível de atendimento ao cliente, caso ele necessite;


- Mais que ROAS, pense no LTV: adquirir um novo consumidor nessa data, além do ganho de curto prazo, é a oportunidade de poder trabalhar esse cliente e transformá-lo em um “brand lover”.


 

Alguns pontos de atenção para a estratégia do seu D2C:


- Cuidado com o conflito de canais: se sua marca também vende em Marketplaces, varejistas e até mesmo lojas físicas, garanta que não haja competição de preço nos mesmos itens. Defina uma estratégia complementar e ofereça no seu D2C ofertas exclusivas;


- Considere antecipar a Black Friday: muitas operações tentam fugir dos períodos de picos e acabam por aumentar o período da ação, por exemplo, através de ações como Black November;


- Cuidado com os custos de aquisição: D2Cs não costumam contar com um orçamento de tráfego tão grande quando os Marketplaces. Além da inflação natural dos custos de mídia durante o período da Black Friday, tome cuidado para que seu investimento não “desapareça” entre tantos players disputando os consumidores. Uma boa estratégia é segmentar bem o seu público e buscar os perfis de pessoas que tenham maior chance de se tornar consumidores da marca.

 

Com estes pontos planejados, seu D2C estará pronto para fazer uma grande Black Friday!

Comments


bottom of page