A Black Friday, a data mais quente do Digital Commerce no Brasil e em diversos países pelo mundo, está se aproximando e todas as plataformas se preparam para aproveitar todas as oportunidades que a data traz.
De acordo com uma pesquisa da Wake em parceria com a Opinion Box, 66% dos entrevistados (1.076 consumidores em todas as regiões do Brasil) pretendem usar a data da Black Friday para fazer compras.
Além disso, quando perguntados sobre em quais canais esses consumidores pretendem comprar, 58% responderam que darão preferência à “Sites das Marcas e Lojas que eu gosto”. Isso mostra que a Black Friday não é uma grande oportunidade apenas para os grandes varejistas e Marketplaces, mas também para as marcas que possuem plataformas D2Cs (Direct-to-Consumers).
Naturalmente, existem diferenças na estratégia para a data na gestão entre um Marketplace e um D2C, veja abaixo algumas delas:
1. Trabalhe a sua base de consumidores
Os consumidores de uma plataforma D2C, geralmente, são muito mais leais à essas marcas do que em relação aos Marketplaces, onde a competição por preço e prazo de entrega costumam ser o principal ponto comparativo. Aproveite esse momento para estreitar ainda mais os laços com os consumidores e dê acesso a benefícios a eles:
- Antecipe ofertas: garanta que os consumidores terão acesso às ofertas antes que o mercado como um todo, privilegiar a sua base aumentará a lealdade;
- Se comunique via CRM e Social: use seus canais proprietários para se comunicar e para manter sua base aquecida no período pré e durante a semana da Black Friday. Levar em conta os dados proprietários de consumo de cada um dos clientes poderá dar a oportunidade de oferecer ofertas muito mais segmentadas e “individualizadas”;
- Teste novos produtos: uma das grandes oportunidades para as marcas que possuem D2Cs é a chance de testar SKUs. Aproveite o período no qual as pessoas estão com maior apetite para o consumo para entender a aceitação desses produtos.
2. Aproveite para conquistar novos consumidores
A Black Friday é uma excelente oportunidade para as marcas com D2Cs também aumentarem sua base de clientes, visto que os consumidores estão mais propensos para realizar compras no período.
- Tenha benefícios atraentes (não necessariamente descontos): visto que trabalham um sortimento mais profundo e muitas vezes até exclusivo, os D2Cs não precisam de tanta agressividade nos preços. Oferecer brindes personalizados e exclusivos, por exemplo, pode ser bastante atrativo para os consumidores que seguem uma determinada marca. Importante lembrar que os consumidores pesquisam muito os preços na Black Friday, então não corra o risco de o benefício de brinde/preço não ser percebido como “verdadeiro” durante a data, o que pode prejudicar muito a imagem da sua marca;
- Experiência de compra: os consumidores esperam uma experiência diferenciada com a sua marca (ao contrário dos varejos). Garanta um processo de compra fluído e um excelente nível de atendimento ao cliente, caso ele necessite;
- Mais que ROAS, pense no LTV: adquirir um novo consumidor nessa data, além do ganho de curto prazo, é a oportunidade de poder trabalhar esse cliente e transformá-lo em um “brand lover”.
Alguns pontos de atenção para a estratégia do seu D2C:
- Cuidado com o conflito de canais: se sua marca também vende em Marketplaces, varejistas e até mesmo lojas físicas, garanta que não haja competição de preço nos mesmos itens. Defina uma estratégia complementar e ofereça no seu D2C ofertas exclusivas;
- Considere antecipar a Black Friday: muitas operações tentam fugir dos períodos de picos e acabam por aumentar o período da ação, por exemplo, através de ações como Black November;
- Cuidado com os custos de aquisição: D2Cs não costumam contar com um orçamento de tráfego tão grande quando os Marketplaces. Além da inflação natural dos custos de mídia durante o período da Black Friday, tome cuidado para que seu investimento não “desapareça” entre tantos players disputando os consumidores. Uma boa estratégia é segmentar bem o seu público e buscar os perfis de pessoas que tenham maior chance de se tornar consumidores da marca.
Com estes pontos planejados, seu D2C estará pronto para fazer uma grande Black Friday!
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