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Como evoluir minha operação de e-commerce para uma plataforma de Marketplace?



Plataforma de Marketplace

Se você lidera ou faz parte de um e-commerce que:


  • Possui tráfego relevante, seja para o seu nicho, pra sua região de foco (players regionais) ou em grande escala;

  • Tem uma operação madura, com áreas e processos bem definidos;

  • Possui uma estabilidade financeira, que permita investimentos a curto e médio prazo.


Seu e-commerce está pronto para se tornar uma plataforma de Marketplace IN!


Relembrando: um Marketplace é uma plataforma online que facilita a compra e venda de produtos ou serviços, conectando múltiplos vendedores e compradores. Imagine uma comunidade digital onde vendedores podem listar seus produtos e os compradores podem explorar, comprar e realizar transações, tudo em um único lugar.

 


Quais são os benefícios de tornar meu e-commerce em um Marketplace?

 

Planejar tornar seu e-commerce em Marketplace pode, além de crescer a sua operação, gerar novas receitas para seu negócio. Além do comissionamento, existem diversas outras formas de monetizar:


1. Publicidade/ads (Retail Media): com o Retail Media sendo considerado a 3ª grande onda da publicidade digital, oferecer espaços publicitários dentro do seu Marketplace para que os Sellers ou até mesmo empresas de outros universos possam promover seus produtos ou serviços se tornou uma importante fonte de receita;


2. Serviços Logísticos: Marketplaces podem oferecer aos sellers serviços como armazenamento, embalagem e envio, permitindo que eles terceirizem toda a cadeia logística. Isso não só gera uma fonte de receita adicional, mas também melhora a experiência do seller (e, principalmente, do consumidor) ao simplificar suas operações e reduzir a necessidade de gerenciar estoque e entregas.


3. Serviços Financeiros: oferecer financiamento, empréstimos e adiantamentos de recebíveis, que podem ser especialmente atraentes para sellers que buscam expandir seus negócios ou resolver alguma necessidade de fluxo de caixa. Ao oferecer essas soluções financeiras, o Marketplace pode cobrar uma taxa de juros sobre os valores emprestados ou cobrar taxas de serviço, criando uma nova fonte de receita.


 


Mas quais os passos que devo seguir para fazer essa evolução?

 

1) Planejamento e Definição da Estratégia


É de suma importância construir um excelente business plan que considere:


  • Projeção de receitas, levando em conta e definindo targets de número de sellers, SKUs, ticket médio;


  • Combinação de sortimento 1P e 3P, evitando que haja conflitos. Clique aqui e entenda mais sobre;


  • Definição da equipe que será responsável pela operação de Marketplace, sendo importante contratar recursos que já conheçam das peculiaridades, além de treinar os colaboradores atuais;


  • Construção do P&L da nova operação, para que seja claro os investimentos necessários e que não traga riscos à sua estrutura atual;


 

2) Revisão e Construção do Ecossistema


Evoluir seu e-commerce atual para uma plataforma de Marketplace exigirá esforços de Tecnologia, rever sua arquitetura de sistemas será etapa mandatória nesse processo de evolução. Algumas funcionalidades se destacam:


  • Revisão da plataforma: será importante entender se a plataforma de e-commerce que você usa possui as funcionalidades de Marketplace IN. Plataformas como VTEX, Adobe e Oracle já possuem as funcionalidades. Caso a sua não possua, será necessário buscar uma que disponibilize essa funcionalidade;


  • Contratação de um Seller Center: essa ferramenta será vital para a gestão da sua plataforma. O Seller Center é a interface que permite que os sellers gerenciem suas operações dentro do marketplace, tanto em relação às suas ofertas, preços, estoque e pedidos. É por essa ferramenta que os sellers irão monitorar toda a performance no seu Marketplace através de relatórios que exibirão informações como vendas, taxa de conversão, cancelamento e avaliações dos consumidores.


 

3) Gestão dos Sellers


Ao se lançar como um Marketplace, surge um novo importante stakeholder para sua operação gerenciar: os Sellers.


Além de buscá-los, será importante você contar com times cujo foco seja atender e garantir que eles possam engajar e performar na sua plataforma. Geralmente, 2 times se formam para essa missão:


  • Hunting: esse time ficará focado em atrair os Sellers para sua plataforma. Ele precisará ser abastecido com um planejamento para entender quais sellers, categorias, marcas e produtos deverá buscar no mercado. Além disso, ele será responsável pela negociação (especialmente do comissionamento). É de suma importância que todas essas informações e políticas estejam prontas e ao alcance do time de Hunting para que ele possa fazer a prospecção;


  • Farming: um segundo time será responsável por gerenciar as ofertas destes sellers e estar constantemente buscando integrar esse sortimento ao dia-a-dia do seu e-commerce. Sendo assim, eles manterão contato rotineiro com os sellers, entendendo as melhores ofertas, buscando por descontos exclusivos e se alinhando junto ao time Comercial 1P.

 

4) Adaptação da sua operação


Algumas áreas e rotinas precisarão se adaptar para entender e ajudar no desenvolvimento do Marketplace. Destacamos algumas das mais impactadas:


  • Marketing: você precisará gerar demanda também para os produtos 3P. Adicione-os aos seus canais de mídia como Google Shopping, adicione-os à sua estratégia de calendário de campanhas (inclusive, a extensão do seu sortimento te dará a oportunidade de criar campanhas para públicos diferentes e complementares);


  • Comercial: o time que negocia com a indústria as ofertas do seu e-commerce precisará revisar a estratégia de sortimento e incorporar os SKUs dos Sellers à sua estratégia. Veja como evitar conflitos nessa gestão de sortimento, clicando aqui;


  • Atendimento ao consumidor: adapte suas políticas e processos de atendimento para que sua estrutura também dê apoio aos consumidores farão pedidos dos seus sellers. Treinar o seu SAC é fundamental para não frustrar seus clientes nas primeiras experiências;


  • Logística: se você pretende também oferecer serviços como armazenamento e entrega dos pedidos dos seus sellers, será importante adaptar sua Logística para gerenciar também essa demanda dentro do seu Centro de Distribuição.



Conclusão


Em média, um e-commerce leva cerca de 3 a 5 meses para colocar sua operação de Marketplace IN no ar, passando por todas as etapas mencionadas acima. Investir tempo em um planejamento detalhado e no treinamento da equipe atual é de suma importância.


Ao evoluir seu e-commerce para um Marketplace, sua operação ganhará um novo patamar e poderá escalar a geração de receitas, sem que obrigatoriamente você necessite fazer todo o processo de compra e venda de produtos.



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